Águas Boas

Águas Boas é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Sátão, com 7,95 km² de área e 172 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 21,6 hab/km².
Foi extinta e agregada à freguesia de Forles, criando a União das freguesias de Águas Boas e Forles.

Localiza-se no extremo norte do concelho, no Planalto Dolménico que vai da serra da Lapa até à Queiriga e Cota, dista cerca de 22 km da sede do concelho, confronta com as freguesias de Ferreira de Aves, Quintela da Lapa, Lamosa e Forles, fica perto das nascentes do rio Vouga e Paiva.

Caracteriza-se por ser uma freguesia tipicamente rural, virada para o sector agrícola e florestal e de onde sobressaem as belas paisagens naturais. Diz- se de Águas Boas que é dotada de ares lavados, soalheira, terra úbere e frescal, onde as batatas se criam quase sem rega. É uma zona onde predomina o castanheiro.

Esta freguesia possui também um património cultural e edificado onde se destacam os seus caminhos rurais, os utensílios rurais tradicionais, as casas de traço tradicional, uma praça antiga que serve como centro da freguesia e a sua Igreja Matriz recheada de valiosa arte sacra.